EMENTA:

Direção de tratamento e construção do caso clinico são temas fundamentais na clinica psicanalítica. Sabemos que o analista dirige o trabalho do analisando, ele convoca o analisando a trabalhar e a presença do analista possibilita esse trabalho. Dirigir um tratamento é a um só tempo seguir o analisando na livre associação e estar atento à estrutura psíquica do sujeito e com isso, decidir as intervenções que considerem o manejo da transferência. Ainda que não se esteja na psicanálise padrão, se intervimos a partir da ética psicanalítica há que se orientar por esses critérios. É ainda necessário seguir pensando o caso, supervisionando, articulando com a teoria. A isso denominamos “construção do caso clínico”. Este também é um veiculo de transmissão da teoria, ciência em constante transmissão.

Este curso visa trabalhar conceitos fundamentais para trabalhar estes dois aspectos da condução de casos clínicos articulados a prática clínica que acontecerá sob estágios supervisionados.

Objetivo Geral:

Possibilitar a articulação de conceitos fundamentais que gerem reflexão e capacitação para o exercício da clínica na experiência analítica, assim como propiciar a reflexão teórica a partir dos casos e na compreensão dos casos clínicos.

Objetivos específicos:

1- Desenvolver o conceito de direção de tratamento na experiência analítica.

2- Abordar as vertentes da clínica e variantes da cura.

3- Estudar construções de casos clínicos clássicos na literatura analítica

4- Propiciar articulação teoria e prática através de estágios supervisionados

PÚBLICO ALVO: profissionais de psicologia e da saúde e da educação, membros de equipe interdisciplinar e demais interessados. Alunos de graduação a partir do 8º período. PRÉ-REQUISITO: ter iniciação na teoria psicanalítica.

ATIVIDADES:

# SEM ESTÁGIO:

Aulas teóricas mensais

Reuniões clínicas com a equipe do IBTV a cada 15 dias, a partir do segundo semestre.

# COM ESTÁGIO:

Aulas teóricas mensais ( Sábado pela manhã – 4hrs)

Estágio semanal

Supervisão a cada 15 dias.

Reuniões clínicas com a equipe do IBTV a cada 15 dias, a partir do segundo semestre.

COMO FUNCIONA:

O curso tratará da construção de caso clínico e da direção de tratamento a partir de um aprofundamento teórico nos temas, bem como estudos das estruturas clínicas a partir de casos de Freud, Lacan e seguidores e de casos explorados em filmes e na literatura. As supervisões serão também um espaço de construção de casos e de problematização da direção do tratamento, considerando as nodalidades e as especificidades de cada estrutura clínica

INVESTIMENTO:

  • Sem estágio (curso de aperfeiçoamento): 10 parcelas – R$200,00 por módulo
  • Com estágio supervisionado (formação clínico-teórica): 10 parcelas de R$450,00
  • 10% de desconto para pagamentos à vista