Eventos e cursos

Através da articulação entre  teoria e prática, o Instituto Bem-te-vi oferece Cursos e Seminários nas Áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicanálise, Saúde Mental e Educação. Estes cursos e seminários são destinados aos profissionais e estudantes das diversas áreas cujo foco necessite da compreensão das questões psíquicas envolvidas. O Instituto atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à infância,  adolescência, adultos e velhice.

 

V JORNADA DO INSTITUTO BEM TE VI

DEMASIADO HUMANO

27, 28 e 29 de setembro de 2018 – Natal-RN

Maiores informações aqui.

 

jornada

 

FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E CLINICA AMPLIADA

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

O Instituto Bem Te Vi foi criado com o propósito de integrar clínica, ensino e pesquisa em psicanálise, desenvolvimento humano e cultura.
Trabalhamos com os métodos clínicos tradicionais de intervenção frente às dificuldades de viver e aos problemas do desenvolvimento humano. Em algumas situações clínicas, entretanto, o trabalho interdisciplinar em Oficinas Terapêuticas (pequenos grupamentos) e Acompanhamen-tos Terapêuticos (individualizados) mostram serem importantes vias de tratamento.
Entendemos que as bases teóricas dessas práticas podem ser úteis a profissionais que trabalham nos campos da saúde mental, da educação, aos que se ocupam do desenvolvimento humano e seus problemas: autismo, psicose, déficits cognitivos e de atenção, problemas de ansiedade, depressão e senilidade, dentre outros. Essas mesmas bases podem ser úteis, aos profissionais interessados nas práticas inclusivas abrangendo todas as idades da vida.
Nas Oficinas e nos Acompanhamentos Terapêuticos, campo da clinica ampliada e da psicanalise em extensão, buscamos expandir o ato de cuidar considerando o saber já estruturado, a autonomia, a criatividade e o estilo como forma de realizar a clínica na acepção mais próxima da palavra grega “Klinos”, visando o desenvolvimento das potencialidades do ser humano.
Temos como principal estratégia a busca da expressão singular de cada sujeito e o encontro com seus potenciais criativos. A transmissão de elementos da cultura; seja, a escrita, o desenho, a pintura, a culinária, as contações de história, a música, a dança, os trabalhos manuais, a jardinagem ou os passeios que buscam a (re)apropriação dos espaços urbanos e de convivência, são alguns dos nossos elementos mediadores nessa busca.
O curso visa a transmissão dessas modalidades de clinica. No decorrer dos módulos serão desenvolvidas noções básicas em psicanálise e desenvolvimento humano que darão a sustentação teórico-conceitual necessária para as elaborações das temáticas posteriormente abordadas dentro de cada etapa de vida dos sujeitos, bem como para o Estagio supervisionado.

ATIVIDADES:

* Aulas teóricas – frequência quinzenal (1º/2º semestre)
* Estágio – frequência semanal (2° semestre)
* Supervisão de Estágio – frequência semanal (2° semestre)
* Reuniões Clínicas – frequência quinzenal (2° semestre)

INVESTIMENTO:

* 4 parcelas – R$200,00 por módulo ( 1° sem.)
* 5 parcelas –R$100,00 por módulo (2° sem.)
* 5 parcelas – R$200, para estágio (2° sem.)
* 10% desconto para pagamentos à vista

PROGRAMA DO CURSO:

5 módulos que podem ser estudados isoladamente, mas que articulam-se entre si para conduzir à formação.
Aos que pretendem o certificado do curso de formação: É imprescin-dível que durante a formação teórico-clínica haja disponibilidade para participar de todas as atividades, o que envolve (aula teórica, estágio, reunião clínica). Frequência minima é de 90%.

1 º SEMESTRE:

Módulo I – Conceitos Introdutórios (20h/aula + 15h/estudo):

* 24/03 – A Clínica em Intensão e em Extensão – a clínica entre vários – psicanálise extra-muros.
– Interface Desenvolvimento, Psicanalise e Educação: A criatividade como posição subjetiva a ser buscada.
* 07/04 – Conceitos Básicos em Psicanálise:
A Pulsão e o Inconsciente
* 14/04 – Demanda x Desejo x Necessidade
– A Relação Sujeito – Outro: Alienação e Separação
* 05/05 – Real, simbólico e imaginário
– Estruturas Psíquicas – (AULA 1)
* 19/05 – Estruturas Psíquicas – (AULA 2)
– As Nodalidades

Módulo II – O Trabalho (Com)partilhado na Clinica Psicanalítica: AT e Oficinas Terapêuticas:

* 02/06 – Acompanhamento Terapêutico e Oficinas Terapêuticas
– Por que agrupar? Quando agrupar?
– Acompanhamento Terapêutico e a Escola.
* 16/06 – Brincar de quê? – O que pode o sujeito utilizar para servir-se criativamente da linguagem
– Criar, Brincar e Inventar-se: funções que podem ter as atividades no AT e nas OficinasTerapêuticas
* 30/06 – Intervenção Triangular: do que se trata e como opera. – Manejos da transferência na situação de trabalho em grupo.
– Projeto Terapêutico Singular no AT e nos grupos.
* 14/07 – Questões sobre Inclusão
– Educação e Cultura: transmissão de marcas simbólicas

2º SEMESTRE:

Módulo III – A infância

* 04/08 – Constituição Psíquica
– Relação Mãe-Bebê e o Lugar do Pai
* 01/09 – O Brincar
* – Desenvolvimento Neuropsicomotor e Seus Problemas
* 06/10 – Desenvolvimento da Fala e da Linguagem e Seus Problemas
– A Construção do Corpo e o Estádio do Espelho
– Desenvolvimento Psicomotor e seus Problemas
* 27/10 – Processos de aprendizagem e desenvolvimento
* – Psicopatologias da Infância
* – Déficit Cognitivo e TDAH
* 24/11 – Autismos e Psicoses

Módulo IV – A Adolescência

* 11/08 – O Adolescente, a (In)dependência, a (Auto)nomia e a Família
– Diferenciação Puberdade x Adolescência
– O Adolescente e o Corpo (mudanças no corpo, cutting, questões de gênero)
* 15/09 – O Adolescente, o Sexo e o Amor
– O Adolescente, a Educação e Seus Impasses
* 27/10 – O Adolescente e as Drogas
– O Adolescente e as “Tecnologias”, Jogos e as Conectividades
* 10/11 – Psicopatologias Da Adolescência
– O Adolescente e a Criatividade

Módulo V – Adultos e Idosos

* 18/08 – A Falta Estruturante e o Amor
– Sexualidade
* 22/09 – Parentalidade e Novos Arranjos Familiares
– A Relação do Sujeito com o Trabalho
* 20/10 – Afecções mais Comuns na Velhice – depressão; memória; cognição (Alzheimer; Parkinson e senilidades)
* 17/11 – A solidão e As perdas
– O Envelhecimento e suas Idiossincrasias: capacidade laborativa e criativa
– O Legado Imanente: transmissão e memória
* 01/12 – AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO

PÚBLICO ALVO:

Profissionais das áreas de Psicologia, Fonaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e demais profissionais cujo campo do saber abranja a saúde mental, o desenvolvimento humano e as práticas inclusivas. O curso destina-se também a estudantes destas mesmas áreas a partir do 5º período da sua graduação.

* Será facultativa a produção de um texto escrito como conclusão da formação.

* Todos os alunos do programa integral do curso estão convidados a participarem com pôsteres na V JORNADA DO INSTITUTO BEM TE VI que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2018.

* Horário: sábados 8h/12h

* Local: Instituto Bem Te Vi

* VAGAS LIMITADAS!

* Agendar entrevistas por telefone

* Contatos: (84) 2020 4463 / 99964 5157 “Institutobemtevi.oficinas@gmail.com”